terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um alerta sobre o câncer de mama


Mulheres!!! Não deixem de fazer sues exames.






Cristo ganha luz especial para lembrar importância da mamografia
Rio - O combate ao câncer de mama ganhou ‘aliado’ na noite de ontem: o Cristo Redentor. No mês mundial da luta contra a doença, a sétima maravilha do mundo moderno recebeu iluminação cor de rosa para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do mal. A ação faz parte do Movimento Outubro Rosa - Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama, organizado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. “Um nódulo detectado no início, quando ainda está pequeno, é mais fácil de ser curado do que quando já tem centímetros. Além disso, as probabilidade de fazer de quimioterapia diminuem”, afirma o oncologista Gilberto Amorim. “ O exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos e qualquer alteração na mama deve ser levada ao médico”. explica.FALTA DE INFORMAÇÃO
Apesar da gravidade e da alta incidência da doença, ainda falta informação: cerca de 60% das mulheres sadias e 87% de portadoras do câncer acreditam que o estresse é um dos fatores de risco da doença, indica pesquisa da Pfizer. E apenas 29% das mulheres fazem as mamografias pedidas pelos médicos.
A partir de hoje, van com médicos percorrerá a cidade. Hoje, a equipe estará na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Amanhã, no Largo da Carioca. E quinta-feira, na Praça Santos Dumont e Rua Marques de São Vicente, na Gávea.
Para ter acesso a mamografia na rede pública do Rio, a mulher precisa ser encaminhada do posto de saúde para clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde ou para os hospitais Municipal da Piedade, Geral de Bonsucesso, Andaraí, Servidores do Estado e Jacarepaguá. Informações pelo Telessaúde: 3523-4025.( Fonte: Jornal O Dia)

Nenhum comentário: